quarta-feira, 21 de março de 2012

Albert Einstein: A física e a teologia

O mais importante de tudo é nunca deixar de se perguntar. A curiosidade tem sua própria razão de existir sendo mais importante do que o conhecimento.” (Albert Einstein)

Albert Einstein
Nascido na Alemanha por volta do século XIX, mais precisamente no dia 14 de março de 1879, Albert Einstein foi um físico e matemático que até hoje é conhecido devido a sua genialidade. Durante sua infância Einstein possuía dificuldades de fala, o que preocupou os pais, apesar disso, posteriormente, revelou-se um aluno brilhante. Em 18 de Abril de 1955  Einstein foi vítima de um aneurisma cerebral e faleceu. Seu corpo foi cremado e seu cérebro doado.

Einstein e a religião

“Todas as religiões, artes e ciências são galhos da mesma árvore.” Albert Einstein

A relação entre Einstein e a Religião pode ser classificada pelo termo “física e teologia” Einstein admitia a "existência" de um Deus criador do universo físico, isto é, criador da energia/matéria e de suas leis, mas, segundo ele, esse Deus não mais agia. Ele era absolutamente contra a idéia de um "Deus pessoal" que intervém na história. Devido as suas crenças, Albert Einstein teve vários conflitos com teólogos e apesar de considerar-se religioso, alguns o classificaram como ateu, enquanto outros acreditavam que por falar tanto de religião ele era um teólogo disfarçado. Entretanto, o objetivo de Einstein era provar que a religião e a ciência se completam, como ele mesmo falava “A ciência sem religião e aleijada, a religião sem ciência e cega.” E “A ciência nos afasta de Deus, mas a ciência pura nos aproxima de um Criador”

 
“A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.” (Albert Einstein)

Einstein e a ciência
Sua admiração pela ciência começou em sua infância, quando doente em sua cama, seu pai deu-lhe uma bússola para se distrair: “Eu me lembro – ou acredito que me lembro – que essa experiência causou um profundo efeito em mim. Algo de fundamental tinha de estar escondido por trás das coisas.”
Sua indentificação com a ciência cresceu ainda mais na pré-adolescência, quando,ao estudar um livro sobre geometria euclidiana (Euclides) descobriu o poder de raciocínio que possuía para provar situações complicadas envolvendo curvas, triângulos, círculos, entre outros. Apartir daí, ele usou todo o seu tempo livre para ler livros sobre matemática e física, com extrema dedicação.Posteriormente, Einstein desenvolveu um questionamento que o levaria a duvidar das conclusões de Newton sobre espaço e tempos absolutos.
Ou seja, uma das características de Einstein foi sua paixão e devoção à ciência.
A dedicação à ciência era para Einstein, o objetivo supremo, o caminho para a elevar o ser.Einstein é considerado o pai da Física Atômica e ninguém duvida que suas teorias revolucionaram a ciência abrindo perspectivas até então inimagináveis.Para ele, cada êxito era apenas mais um passo para o próximo avanço.Seus principais trabalhos são: "Teoria Especial da Relatividade", 1905; "Teoria Geral da Relatividade", 1916; "Investigações sobre a Teoria do Movimento Browniano",1926 e "Evolução da Física",1938.

“A vida não dá nem empresta, não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir aquilo que nós lhe oferecemos.” (Albert Einstein)



 Morganna Soares Barretto
Fontes:http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/08/ciencia-e-religiao.html

Um comentário: