terça-feira, 27 de março de 2012

Velocidade de propagação de onda

Como não transportam matéria em seu movimento, é previsível que as ondas se desloquem com velocidade contínua.A velocidade da propagação da onda depende de duas características:
  • Densidade: refere-se à quantidade de massa existente em uma porção unitária do meio. É medida em kg/m, kg/m2, ou kg/m3.
  • Elasticidade: toda vez que uma parte do meio é deslocada de sua posição de equilíbrio ou repouso por um agente externo, surge uma força que tende a trazer essa parte para a posição inicial.
Numa corda, aumentenado-se a tensão, aumenta-se a velocidade da propagação e aumentando-se a densidade da corda, a velocidade diminui.

Para uma corda, a velocidade de propagação é dada por:


Em uma superfície, se o meio é homogêneo e com velocidade de propagação  igual em todas as direções, as ondas serão circulares e suas frentes estarão separadas por um comprimento de onda (lambida).



propagacao em superficie
Propagação em uma Superfície homogênea
 
Para um gás, a velocidade pode ser dada por , onde é uma constante (1,4 para o ar); p é a presão(newton/m2) e a densidade(kg/m3).
 
Quando a temperatura sobe, o gás se expande, a pressão se mantém e a densidade diminui e portanto a velocidade aumenta. Esse aumento é aproximadamente da ordem de 0,6 metros por segundo para cada grau centígrado. Por exemplo, para se achar a velocidade a uma temperatura de 20°, soma-se (0,6x20) à tempratura a 0°:
(0,6x20) + 332 = 344 m/s


A relação em um gás ideal é proporcional à temperatura absoluta tA definida como:



Embora o ar não seja um gás ideal, pode-se expressar a velocidade das ondas sonoras pela expressão:



A variação de pressão não influencia a velocidade, apesar da equação levar a pressão em conta. Isso porque quando a pressão aumenta, a densidade (e a elasticidade) aumenta proporcionalmente (se a temperatura permanece constante). Nos líquidos, a velocidade é muito maior porque o aumento de densidade é compensado por um aumento na elasticidade.

Um comentário:

  1. Geralmente não estudamos tão a fundo assim, quando falamos de velocidade do som. Mas foi válido o que vocês colocaram aqui,pena que mais uma vez se esqueceram da fonte!

    ResponderExcluir