quinta-feira, 26 de abril de 2012

Corrida Espacial e a Guerra Fria

Pensando na Corrida espacial podemos dizer que ela  foi basicamente uma disputa ocorrida na segunda metade do século XX entre a União Soviética e os Estados Unidos pela supremacia na tecnologia espacial. Entre 1957 e 1975, a rivalidade entre as duas superpotências durante a Guerra Fria cada vez aumentava, priorizando o fato de atingir pioneirismos na exploração do espaço, que eram vistos como necessários para a segurança nacional e símbolos da superioridade tecnológica e ideológica de cada país.Como o proprio nome sugere, a guerra fria foi um conflito, que afetava indiretamente o rival.
                                  
Essa disputa entre esses países pela conquista do espaço foi o grande impulso para a exploração espacial e resultou em grandes avanços científicos e tecnológicos, além de descobertas importantes. As principais contribuições foram : 
  • Em 1958, os EUA reagiram com a criação da Nasa que significa National Aeronautics & Space Administration, reponsável pelo programa espacial do país. Nesse mesmo ano foi lançado o primeiro satélite artificial americano, o Explorer 1.
                           
  • A partir de 1960, o principal objetivo das viagens espaciais passou a ser o envio do homem ao espaço. Novamente a União Soviética sai na frente, em 1961, com a viagem tripulada por Iuri Gagarin na cápsula espacial Vostok 1. A viagem durou uma hora e 48 minutos e percorreu cerca de 40 mil quilômetros em volta da Terra numa única órbita. Em 62, os americanos enviaram John Glenn para o espaço.
                                
  • O projeto soviético para enviar o homem à Lua começou com a nave Soyuz 1, mas foram os americanos os primeiros a chegarem na superfície lunar em 20 de julho de 1969, quando o módulo lunar Eagle, da nave Apollo 11, pousou no solo e o primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong, deu fim à corrida espacial.
      
  •  A cadela Laika ficou conhecida como o primeiro ser vivo terreste, a orbitar o planeta Terra, ela foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik II, em 3 de novembro de 1957, pela a União Soviética.
                         

As viagens à Lua começaram bem antes das viagens à Marte e foram símbolo do domínio mundial americano, já que o contexto era o da Guerra Fria, quem conseguisse o maior avanço tecnólogico nesse aspecto. Enfim, a guerra fria contribuiu muito para o avanço da tecnologia espacial, pois foi apartir daí que começaram as maiores descorbertas e conquistas sobre o universo. 

fonte:

pt.wikipedia.org/
www.comciencia.br/

Um comentário: