quinta-feira, 26 de abril de 2012

Buracos negros, pulsares e anãs brancas

Dentre o imenso universo, existem milhares de enigmas que são costantemente estudados e analizados. Dentre eles estão:
  • buraco negro
É uma região do espaço da qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade da luz, podem escapar, é uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem a luz; daí vermos negro naquela região. Matéria (massa) é que "produz" campo gravitacional a sua volta. Um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape pode ser produzido, teoricamente, por grandes quantidades de matéria ou matéria em altíssimas densidades.Os buracos negros recentemente descobertos nos centros das galáxias contêm entre alguns milhões e alguns bilhões de vezes a massa do sol, o que lhes tornam sem dúvida, os objetos  mais massivos do universo conhecido.

  • Pulsares

São estrelas de nêutrons muito pequenas e muito densas. Os pulsares podem apresentar um campo gravitacional até 1 bilhão de vezes maior que o campo gravitacional terrestre. Eles provavelmente são os restos de estrelas que entraram em colapso, fenômeno também conhecido como supernova. À medida que uma estrela vai perdendo energia, sua matéria é comprimida em direção ao seu centro, ficando cada vez mais densa. Quanto mais a matéria da estrela se move em direção ao seu centro, mais rapidamente ela gira. Sua densidade é comparável a do núcleo dos átomos, irreproduzíveis na Terra. Sua densidade dá lugar a campos gravitacionais só superados pelos buracos negros, porém mais fáceis de se medir. O mais rápido dos pulsares dá 600 voltas sobre seu eixo em um segundo. Para tanto, sua superfície roda a 36.000 quilômetros por segundo. As estrelas de nêutrons têm os campos magnéticos mais intensos que se conhecem no Universo, milhões de vezes mais fortes que os produzidos em qualquer laboratório terrestre.

  • anãs brancas
São formadas através do processo de evolução de estrelas.  98% de todas as estrelas evoluirão até a fase de anã branca, entretanto, somente 6% dos objetos visinhos ao sol são anãs brancas.Elas são caracteristicamente semelhantes, como, por exemplo,na sua temperatura, na sua densidade e a luminosidade, que chega a ser mil vezes maior que a do Sol. A sua massa é inversamente proporcional a sua dimensão, sendo assim, quanto maior a sua massa, menor a sua dimensã .O período de vida desses elementos são muito altos altos ao contrário do  tamanho e a massa, que são baixos. 

fontes:
pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_negro
pt.wikipedia.org/wiki/Pulsar
pt.wikipedia.org/wiki/Anã_branca


2 comentários: