quinta-feira, 26 de abril de 2012

Três características da astronomia

Suas dúvidas acabam aqui! Fique por dentro de três curiosidades da astronomia!



     1. Como os astronautas se comunicam no espaço?

Já que o som não se propaga no espaço, como os astronautas se comunicam? Bem, dentro da nave não tem vácuo, logo o som propaga-se normalmente; Mas fora da nave a comunicação é feita via satélites; Através de ondas de radio que não precisam de matéria para se propagar.


                                          


    2. Quais velocidades atingem os veículos espaciais?

Desde que os foguetes começaram a subir mais alto além da atmosfera, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, muito mais se soube sobre o espaço, os planetas e a própria Terra. O foguete pode atingir a velocidade de 27 000 quilômetros por hora, gastando muito combustível; E no lançamento, os gases expelidos na queima do combustível (hidrogênio e oxigênio líquidos) pelo motor estão a temperaturas muito elevadas, em torno de 3 000°C. O calor da queima também deve ser mantido apenas dentro do compartimento do motor, para não se espalhar pelo resto da estrutura da nave.

                                                        



    3.  Porque os corpos queimam quando entram na atmosfera terrestre?

Isso acontece por causa do atrito. Para o corpo queimar, o atrito deve ser muito forte e pra isso é necessário uma velocidade muito grande. Na atmosfera não existe nada que possa gerar um atrito dessa proporção, mas ao entrar na atmosfera, logo o corpo fica sujeito à força gravítica que o "puxa", assim a velocidade aumenta e ao encontra ar e outros gases que criam atrito com o objetivo de gerar movimento, o corpo é aquecido demasiadamente, até o momento em que queima.

                                            


Fontes:




4 comentários: