quinta-feira, 3 de maio de 2012

  • Usina Térmica

Nas usinas termoelétricas, a energia elétrica é obtida pela queima de combustíveis, como carvão, óleo, derivados do petróleo e, atualmente, também a cana de açúcar.Explicando de maneira mais  simples, ela queima o combustível, aquecendo a água, transformando-a em vapor. Este vapor é conduzido a alta pressão por uma tubulação e faz girar as pás da turbina, cujo eixo está acoplado ao gerador. Em seguida o vapor é resfriado retornando ao estado líquido e a água é reaproveitada, para novamente ser vaporizada.

  • Passo a passo da geração da energia  :


                    

  • foto de uma usina térmica:
                               

Essa forma de geração exige cuidados como a filtração dos gases provenientes da queima do combustível, evitando a poluição da atmosfera local; a água aquecida precisa ser resfriada ao ser devolvida para os rios porque várias espécies aquáticas não resistem a altas temperaturas. 


 

Um comentário:

  1. Este tipo de usina também pode estar relacionada com a usina nuclear, já que a ideia da explosão nuclear é justamente gerar uma grande quantidade de calor suficiente para aquecer grandes quantidades de massa, produzindo assim energia.

    Seriam então as termonucleares.

    ResponderExcluir