quarta-feira, 13 de junho de 2012

Balanças e Dinamômetros (;


As balanças digitais ou analógicas que são vistas em farmácias são similares aos dinamômetros estudados, mas com uma diferença crucial: dinamômetros apresentam escalas graduadas em newtons (N), enquanto balanças apresentam escalas graduadas em quilogramas (kg). Pensando exclusivamente nas unidades de medidas, seria natural pensar que as balanças são instrumentos destinados a medirem a massa de corpos, mas outras considerações devem ser feitas:
- Os dinamômetros medem as forças a que estão submetidos. Dessa forma, se um corpo é colocado sobre um dinamômetro instalado no chão (similar às balanças de farmácia), ambos ficam sujeitos à força normal, que passa a ser registrada por esse aparelho.
- Se o corpo colocado sobre um dinamômetro está em equilíbrio, é nula a resultante das forças que atuam nela. Nesse caso, desprezando outras interações, a normal que age sobre esse corpo e seu peso possuem módulos iguais e, consequentemente, a medida do dinamômetro coincide com o valor do peso do corpo.
- Se o corpo colocado sobre um dinamômetro não esta em equilíbrio, as forças normal e peso que atuam nesse corpo apresentam módulos diferentes e, consequentemente, o valor medido pelo instrumento passa a não coincidir com o valor do peso dele. A essa medida, que como sempre corresponde ao módulo da força normal, dá-se o nome peso aparente
Quando as pessoas sobem em balanças, é comum eles dizerem que vão se pesar, mas como as balanças são graduadas em quilogramas, isso gera uma confusão entre o conceito de peso e de massa. Na realidade, sua unidade deveria ser o quilograma-força (kgf). Assim, o que se pode afirmar é que a balança registra a massa aparente da pessoa.

Fonte: Módulo Positivo, 2012 volume 2




Nenhum comentário:

Postar um comentário