segunda-feira, 18 de junho de 2012

meteoroides e o cotidiano.

Pedras gigantescas que se movimentam pelo espaço são chamadas de meteoróides. Quando elas entram na atmosfera da Terra, deixam de ter esse nome e passam a ser denominadas meteoros.
Assim como ocorre com astronaves durante a reentrada, quando um meteoro se aproxima do solo terrestre, a enorme velocidade com que ele se movimenta faz com que ocorram violentas colisões com as moléculas que consistem o ar.
Esse tipo de atrito- também chamado de resistência do ar- aquece tanto esses meteoros que eles acabam incandescendo. Nesse processo, eles diminuem substancialmente de tamanha e, na maioria das vezes, esfacelam-se totalmente ainda na atmosfera, não atingindo a superfície de nosso planeta. Quando esse fenômeno ocorre à noite, a luz emitida durante a combustão, às vezes, pode ser vista, gerando o espetáculo das estrelas cadentes.
 
Quando meteoros chegam a colidir com solo terrestre, deixam de ter esse nome e passam a ser chamados de meteoritos. Graças à resistência do ar, salvo exceções, eles atingem o chão com tamanho e massa reduzidos, não causando grandes estragos.
É possível afirmar que a Terra é salva de uma chuva de meteoritos devido ao atrito com o ar. A Lua por não ter atmosfera, não tem qualquer proteção contra meteoritos. Dá pra imaginar por que seu solo é cheio de grandes crateras.

Fonte: Módulo Positivo, 2012 volume 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário