terça-feira, 17 de julho de 2012

2ª lei de Newton ( idéias básicas )

Estudamos primeiro a 1ª e 3ª lei de Newton por uma questão didática, por isso agora resumirei um pouco sobre a segunda lei de Newton e suas principais idéias. A segunda lei de Newton é capaz de substituir a primeira pois possui mais abrangência. A idéia básica é : sempre que um corpo acelera, a resultante das forças que agem sobre ele é diferente de zero. De forma simples, podemos dizer que quando a resultante das forças for nula, então a velocidade desse corpo permanece constante. Como força é grandeza vetorial, a sua resultante pode ser nula ou não, dependendo do seu módulo, da sua direção e seu sentido. Newton tinha como objetivo estabelecer uma sentença matemática que pudesse relacionar as forças que agem em um corpo e outras grandezas físicas. Depois de muita analíse, ele enunciou que " a mudança de movimento é proporcional à força resultante, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida" .
                        
Que tal, mais animado ?

                   Conclui-se que :  Quanto maior o peso, menor a aceleração e visse-versa, além da força aplicada ter que ser maior .
  • Exemplo para maior e fácil entendimento .
Um carro popular partindo do repouso consegue manter uma aceleração de 2m/s² por cerca de 20 segundos. Durante essa fase em que sua velocidade aumenta, a resultante das forças que agem sobre ele apresenta intensidade de 1600 N. Durante a fase de teste a realizados pela montadora desse carro, foi feita uma tabela com os valores da aceleração adquirida pelo veículo e da resultante das forças que nele atuaram.

Resultante em N :         1600    2400     800     400    0
Aceleração em m/s² :      2         3         1        0,5    0

Esses resultados permitem que a gente chegue no mesmo resultado que Newton chegou, concluindo que a força resultante que atuou nele e a aceleração adquirida pelo automóvel variuam na mesma proporção, ou seja, são diretamente proporcionais e inversamente proporcionais à massa dele, pode-se propor uma equação para relacionar essas grandesas. Essa equação ficou conhecida como Equação fundamental da dinâmica ou 2ª lei de Newton :


                     


Obs : No sistema Internacional, as unidades que devem ser usadas para as grandezas presentes nessa equeção são N, para força resultante, kg para massa e m/s² para aceleração.


Aluno: Jacqueline Freitas
fonte : Módulo positivo 2012. vol 2. pág 44
http://www.youtube.com/watch?

3 comentários: