sexta-feira, 27 de julho de 2012

Eco! Você ouve o que fala o.o

Para modificar um pouco os assuntos das nossas postagens, resolvemos deixar a Física Mecânica um pouco de lado, e falar hoje sobre a Física Acústica (estuda o som e a propagação do mesmo) Em alguns locais ouvimos o que falamos e posteriormente ouvimos novamente a nossa fala. Essa situação é conhecida como "eco" e ocorre em razão do som emitido por nós ser refletido por alguns obstáculos. 

Para uma melhor compreensão interpretaremos a reflexão sonora, que nos dará a ideia de como o som se comporta diante do obstáculo refletor de acordo com a posição que o mesmo fora emitido. 

Os sons refletidos podem ser percebidos como um reforço, reverberação e eco. A percepção de um desses fenômenos deve-se à capacidade que os nossos ouvidos têm em distinguir os dois sons que chegam até ele, e essa diferenciação só ocorre mediante um intervalo de tempo superior a 0,1s entre a chegada do som emitido e do som refletido. 
A proximidade entre emissor e obstáculo pode tornar o som refletido como um reforço do som emitido em razão da grande proximidade entre eles. 

Quando o som refletido chega aos nossos ouvidos em um intervalo de tempo menor que 0,1 s e não estamos tão próximos do obstáculo, ouvimos o som refletido sem que o emitido tenha sido extinguido completamente. 
O eco caracteriza-se quando o som refletido chega aos nossos ouvidos após 0,1s, logo podemos perceber distintamente o som emitido e o som refletido. 
Uma relação física nos permite determinar a que distância devemos estar de um obstáculo para percebermos o som refletido com um eco. 

Sendo a velocidade do som no ar equivalente a 340 m/s, o intervalo de tempo para que o eco ocorra maior que 0,1s e o emissor do som a uma distância y do obstáculo temos que: 

V = d/t - t = d/V 
Então: t > 0,1 (condição para que ocorra o eco) logo: d/V > 0,1 
2.y/340 > 0,1 Obs.: 2y refere-se a ida e vinda do som 
y > 17m 



Espero que tenham gostado e entendido (:


Fonte:







Aluna: Morganna Soares Barretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário