sexta-feira, 27 de julho de 2012

Fata Morgana


Bom dia Gente! (:
Hoje, enquanto visitávamos uns blogs parceiros do nosso, encontramos em um deles, um tema bastante curioso: O efeito "Fata Morgana", isso nos chamou atenção pelo fato de "Morgana" ser também, o nome de uma integrante desse blog, então resolvemos fazer uma postagem extra para falar sobre esse assunto.

O efeito Fata Morgana recebe esse nome em referência à Fada Morgana,fictícia feiticeira que,segundo a lenda, conseguia mudar de aparência através de ilusão. Você deve estar se perguntando o que a fada tem haver com o efeito, né? Bem, assim como a Fada Morgana, o efeito Fata Morgana também consegue criar imagens através da ilusão. Esse efeito, que só ocorre sobre largas extensões de água, é uma miragem que alonga ou eleva barcos,icebergues,ilhas, entre outras coisas. Ocorre a partir da inversão térmica (o ar frio é impedido de circular pelo ar quente, que faz ele se situar nas camadas mais baixas da atmosfera,próxima ao solo. Esse efeito age como uma espécie de lente que cria ilusões).

Essas miragens podem assustar qualquer um que não esteja preparado para analisá-las. Por isso, acredita-se que, através do efeito "Fata Morgana" sejam criadas as famosas histórias fantasmagóricas. 


Por causa do efeito Fata Morgana, objetos que se encontrem no horizonte,como por exemplo, ilhas,barcos ou icebergues, adquirem uma aparência alargada e elevada, similar aos "castelos de contos de fadas".










A Fata Morgana mais célebre é a que se produz no Estreito de Messina, entre a Calábria e a Sicília. Mas, infelizmente não conseguimos encontrar fotos desse fenômeno ocorrendo nesse lugar.


Ainda hoje na Europa a figura de Morgana é associada a de uma mulher forte e destemida, além de também ser lembrada como a Mulher mais Sensual da Grã-Bretanha e a Fada mais bonita de Avalon.




















Fontes:





Alunos: Morganna Barretto e Jefferson Dantas

Um comentário: