sábado, 14 de julho de 2012

Força Elástica

Iai galera... São João acabou e estamos de volta! A postagem de hoje vai de presente para todos do 1º ano que terão uma provinha semana que vem e precisam se inteirar do assunto. Faremos uma revisão, começando com Força Elástica.


A palavra elástica é utilizada sempre que falamos de corpos que têm a capacidade de se deformar e voltar total ou parcialmente ao seu formato natural, ou seja, corpos que possuem elasticidade. Na maioria dos exemplos sobre força elástica, são utilizadas as molas helicoidais.

Bem, vamos imaginar uma mola vertical presa em sua extremidade superior. Quando colocamos um objeto (m) na extremidade inferior o peso puxa ela para baixo (Força Peso (P)). Isso faz com que a mola sofra deformação ( x ). É aí que a Força Elástica começa a agir, a Fel é a força que a mola exerce no corpo evitando que ele caia. Quando retirado o objeto de massa m, a mola volta total, ou parcialmente para a posição inicial.

Vamos supor que no estado inicial a mola possuía 12 cm, quando penduramos nela um objeto de 1 kg (10 N) ela passa a ter 17 cm.


Sendo a equação de Força Elástica é: F = K . X (Onde K é a constante elástica da mola e X a deformação da mola).

X= 17 cm - 12 cm = 5 cm = 0,05 m

Pelo fato do objeto estar em equilíbrio, temos:

Fel = P 
K.X = P
K = P/X = 10 N/0,05m → K = 200 N/m
Fel = 10N


 Para melhor compreensão, deem uma olhadinha nas animações desse site: http://www.rumoaoita.com/materiais/ishizaka/mecanica/4.php   Muito útil!



Módulo Positivo 2 Unidade (pags 21 e 22)


Morganna Soares Barretto


3 comentários:

  1. interessante . Vcs dono desse blog estudam em escol com o metodo positivo ? Sao os msm assuntos meus .

    ResponderExcluir
  2. Boom resumo desse conteudo .

    ResponderExcluir
  3. Estudamos sim Harnold!
    Valeu Jefferson Dantas, espero ter ajudado! (:

    ResponderExcluir