sexta-feira, 20 de julho de 2012

Força e inércia no nosso dia-a-dia


Todos nós sabemos que um corpo parado não começa a se mover sozinho. É necessário um esforço para colocá-lo em movimento. Esse esforço é o que chamamos de força. A experiência cotidiana nos mostra que para manter o corpo em movimento precisamos manter uma força empurrando o corpo, afinal, além de tudo, existe ainda a força de atrito que é contrária ao movimento.


A palavra força é usada no nosso cotidiano com diversos significados. A palavra força às vezes é usada para expressar apoio a uma pessoa: vou te dar uma força. Na Física a palavra força possui um significado próprio, diferente da linguagem do nosso dia a dia.
Cordas exercem forças para elevar um peso ou para manter um objeto suspenso. Um ímã exerce uma força magnética sobre um pedaço de ferro. Nossos músculos exercem forças para levantar e empurrar objetos.

A palavra inércia também tem na Física um significado diferente do significado usado na linguagem cotidiana. No cotidiano, inércia pode significar lento.Na Física a palavra inércia é usada para expressar a dificuldade de colocar em movimento um corpo que está parado ou de alterar o movimento de um corpo que já está movendo. A inércia de um corpo está relacionada com a sua massa (kg). Assim uma pedra grande possui maior inércia do que uma pedra pequena, pois é mais difícil por em movimento uma pedra grande do que uma pedra pequena.

Resumindo:

Se as forças que agem sobre um objeto estão em equilíbrio, a força resultante é nula. Então, o objeto ficará em repouso ou se movendo em linha reta com velocidade.

Se um objeto está em repouso, então uma força (resultante) é necessária para colocá-lo em movimento.

Se um objeto já está se movendo, então uma força é necessária para aumentar ou diminuir a sua velocidade, ou seja, acelerá-lo ou desacelerá-lo.

Uma força é também necessária para mudar a direção do movimento de um objeto.

Espero ter ajudado! ;)


Morganna Barretto




Nenhum comentário:

Postar um comentário