segunda-feira, 30 de julho de 2012

Relembrando conceitos básicos

Na física, existem muitas palavrinhas que sempre teremos que saber o seu significado pois estarão envolvidas na maioria dos casos em que teremos que enfrentar. Eles estão presentes nos mais variados casos em nossa vida .
  • Repouso - Depois de chegar de uma praia, num dia intenso, em sua casa e você praticamente desmaia de cansado. Ao se deitar, e dormir, você diria que está em repouso ou em movimento? Para definir se um determinado corpo está em repouso ou em movimento, é necessario observar seu posicionamento em relaão a certo ponto de referência, portanto você se encontrará em repouso em relação a sua cama, e em movimento em relação ao sol.

  • trajetória - Na abertura dos jogos Olimpicos, os rastros deixados pelos bailarinos representavam uns traços da pintura da escrita antiga chinesa. Pensando fisicamente, o que esses traços representavam ? Trajetória é uma linha determinada pelas sucessivas posições que um corpo ocupa no decorrer do tempo, portanto, essas marcas deixadas, representavam fielmente as trajetórias descritas por eles.

  • Referencial - Um mesmo corpo pode estar em movimento ou repouso em relação em relação a um determinado objeto e simultâneamente, está em movimento em relação a outro. Esses corpos são adotados como referencias para determinarmos se algo está ou não em movimento, são chamados de referencial. Na imagem abaixo o homem que está fora do ônibus  encontra-se em repouso em relação ao ônibus mas em movimento em relação ao sol.
                      

Aluna : Jacqueline Oliveira Freitas
fonte : módulo positivo, 2011, vol 1, 9º ano

2 comentários: