terça-feira, 7 de agosto de 2012

A chegada do robô curiosity em Marte.

Um dos assuntos mais comentados em jornais e em revistas é a mais elaborada missão já enviada para Marte que foi um grande sucesso. Depois de viajar quase nove meses pelo espaço, o veículo-robô Curiosity, que em português quer dizer curiosidade, chegou a Marte. Para ajudar a controlar a descida, um paraquedas de 16 quilômetros de diâmetro, o maior já construído pela Nasa.
Foram sete minutos de manobras complicadas e de muita expectativa, até o Curiosity pousar exatamente onde os cientistas queriam. O robô aterrissou numa cratera que, segundo os pesquisadores, um dia já abrigou água, e pode conter informações de centenas de bilhões de anos. Foi um pouso perfeito. Os cientistas ficaram eufóricos.
Logo no primeiro minuto, o robô tirou fotos da superfície. "Hoje as rodas da Curiosity começaram a desbravar o caminho para o homem em Marte", disse o administrador da Nasa.
O presidente Barack Obama disse que o feito marca uma façanha sem precedentes da tecnologia que ficará como um marco do orgulho nacional no futuro.
O Curiosity tem o laboratório móvel mais sofisticado já levado até Marte. Foram US$ 2,5 bilhões de investimento, o equivalente a R$ 5 bilhões. A partir de agora, o veículo-robô vai examinar as camadas de sedimento do planeta vermelho. Segundo os pesquisadores, cada uma das camadas representa uma etapa da história e poderá revelar se houve ou se ainda há condições para a vida em Marte.

                                     
               
Aluna : Jacqueline oliveira Freitas

Um comentário: