quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Energia Cinética

Energia pode ser entendida como a capacidade de realizar trabalho. As sociedades humanas dependem cada vez mais de um elevado consumo energético para sua subsistência. Para isso, foram sendo desenvolvidos, ao longo da história, diversos processos de transformação, transporte e armazenamento de energia. Na realidade, só existem duas modalidades de energia: a potencial e a cinética. Já falamos sobre a potencial, então, hoje falaremos um pouco sobre a cinética.



A energia cinética é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para tirá-lo do repouso e colocá-lo a uma velocidade. 
Energia Cinética, é uma das formas da energia mecânica ,é definida como energia de movimento, porque ela está associada ao estado de movimento de um corpo.



Sua equação foi resultado do estudo do trabalho produzido por uma força mecânica, aplicada em um corpo em repouso ou já em movimento, alterando sua velocidade para um valor maior (acelerando-o) ou para um valor menor (retardando-o), produzindo no corpo uma nova quantidade de movimento. O conceito de energia cinética é aplicado na construção de Usinas Hidroelétricas.


A energia cinética depende de dois fatores: da massa e da velocidade do corpo em movimento.

Qualquer corpo que possuir velocidade terá energia cinética. A equação matemática que a expressa é:

Ec = m.V² 
           2


Questão: Vamos imaginar um corpo de 80 kg, que partindo do repouso, teve aceleração de 1 m/s e percorreu 200 m em 20 s. Qual é a energia cinética dele?

V= ?

a = v
      t

1= v
     20

v= 20 
      1

v = 20

Ec = 80. 20² 
            2

Ec = 32.000
            2
Ec = 16.000 J





Aluna: Morganna Soares Barretto
Fontes: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia2000/turmaA/grupo6/energia_cinetica.htm
http://www.vanialima.blog.br/2012/04/energia-potencial-e-cinetica.html
http://www.coladaweb.com/fisica/mecanica/energia-cinetica-potencial-e-mecanica

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário