quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Energia Mecânica

Chamamos de Energia Mecânica a todas as formas de energia relacionadas com o movimento de corpos ou com a capacidade de colocá-los em movimento ou deformá-los.

A energia mecânica é aquela energia devida a corpos em movimento ( energia cinética ) e / ou armazenada em sistemas físicos ( energia potencial ).


Sempre que tivermos um objeto em movimento ou com a possibilidade de vir a realizar um movimento teremos associada uma certa quantidade de energia. Temos dois tipos de energia: cinética e potencial. A energia mecânica é dada pela soma desses dois tipos de energia:

                                                   

Como vocês já devem saber, até porque, isso foi temas de diversas postagens nesse blog, a energia mecânica pode ser dividida em duas classes, vamos relembrar quais são elas?!

Energia Cinética
Sempre que tivermos um objeto em movimento, teremos associado a este movimento uma certa quantidade de energia que é denominada energia cinética, portanto, podemos dizer que energia cinética está associada ao movimento. Ela depende tanto da velocidade v, como também depende da massa m. A equação da energia cinética é dada por:
                                                     

Energia Potencial
A energia potencial é um tipo de energia que está relacionada com a configuração do sistema, ou seja, esta relacionada com as posições do objeto. Podemos dizer também que energia potencial é a energia que pode vir a se torna energia cinética. Existem vários tipos de energia potencial, as mais conhecidas são as: gravitacional e a elástica.

A fórmula da energia potencial gravitacional é:

                                                  

… e a fórmula da energia potencial elástica é:

                                                 

Bem, espero ter ajudado! Boa noite coisas lindas (:

Morganna Soares Barretto
http://www.fisica.net/mecanicaclassica/energia_mecanica.php
http://www.infoescola.com/fisica/energia-mecanica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário