quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Energia Potencial Gravitacional


Boa noite pessoal, hoje vim falar pra vocês um pouco sobre Energia Potencial Gravitacional. A gravidade é a força de atração mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros. Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi descoberta primeiramente pelo físico inglês Isaac Newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos ( mas isso vocês já devem saber, afinal foi o tema de uma de nossas postagens)

Agora vou explicar o que é Energia Gravitacional:
A Energia Gravitacional é aquela que surge devido á interação gravitacional entre dois corpos. Dessa forma, quando um objeto que se encontra no solo terrestre é elevado até certa altura, a força que é exercida realiza trabalho (energia) contra o peso desse objeto. O resultado disso é que o sistema constituído pela Terra e esse objeto adquire energia potencial gravitacional.
                                                                                                             


A natureza da Força Gravitacional nada mais é que a própria Energia, produzida pelo campo magnético terrestre.

O seu deslocamento se deve ao fato cientificamente provado que, a Energia sempre se desloca de onde há maior para onde há menor quantidade 

Energia gravitacional é gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta. 



No levantamento de um corpo, sem que ocorra variação de sua energia cinética, o trabalho realizado pelo operador representa a energia que está sendo doada ao corpo. Essa energia, associada à posição (altura) do corpo no campo gravitacional uniforme, denomina-se energia potencial gravitacional (Epg). Sua medida é dada pelo produto do peso do corpo pela altura em que se posiciona. Sendo assim, a fórmula para encontrar a energia potencial gravitacional é: Ep= m . g. h

Onde:
Ep: energia potencial gravitacional
m: massa (kg)
g: aceleração da gravidade (m/s²)
h: altura (m)

Imaginemos uma situação onde uma bolinha de massa de 0,10 kg, assimilável a um ponto material, encontra-se sobre uma mesa horizontal de altura 0,80 m, como indica a figura:

ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL


Calcule, admitindo g = 10 m/s2, a energia potencial gravitacional da bolinha:

a) em relação ao plano da mesa;
b) em relação ao solo.

Resolução
a) h = 0  Epg = 0
b) Epg = m · g · H = 0,10 · 10 · 0,80
    Epg = 0,80 J

Fontes: 
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/energia-potencial-gravitacional/energia-potencial-gravitacional-2.php

Módulo Positivo, Física, página 18, 3ª unidade

Aluna:
Morganna Soares Barretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário