quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Força conservativa e não-conservativa

  • Força conservativa :
 É basicamente quando seu trabalho independe da trajetória. O termo conservativa vem do fato de que, em se levando, por um caminho arbitrário, um objeto sujeito a essa força de um ponto A a um ponto B, e retornando então ao ponto A por alguma outra trajetória qualquer, não haverá perda da energia total - em qualquer caminho fechado, o trabalho dessa força será nulo. A força Peso é um exemplo de força conservativa, pois independente de qual a trajetória que o corpo irá percorrer, o seu trabalho será dado conforme  a fórmula  =  m . g . h
Onde m é a massa do corpo, g representa a constante gravitacional, e h a altura em que se encontra o corpo.
 Para que entendam melhor o que quero dizer, resolvi fazer um exemplo com trajetórias distintas .
   
Observando os dois exemplos, é possivel dizer que o trabalho da força peso não depende da trajetória seguidasó depende da posição inicial e final do corpo. Dica : a força conservativa sempre terá uma componente contrária a ela.

  • força não-conservativa 
 São basicamente aquelas em que o trabalho depende da trajetória percorrida e da velocidade do corpo que se move. A força de atrito, a resistência do ar, a força normal, todas são exemplos de forças não-conservativas. Nesse esquema o corpo, ao percorrer um determinado espaço terá correspondente um trabalho único, diferente de qualquer outro caso varie o seu deslocamento. Um exemplo é a força de atrito.
                                           

fonte : Modulo positivo, volume 3, 2012, 1ª serie do E.M. pág 17
http://www.mspc.eng.br/mecn/din_140.shtml
Aluna : Jacqueline Oliveira Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário