quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Usina Termoelétrica ou Usina Termelétrica



A usina termoelétrica é uma instalação industrial que serve para gerar energia através da queima de combustiveis fósseis (como carvão, óleo combustível e gás natural) ou pela fissão de material radioativo (como o urânio).
Essas tipos de usinas funcionam mais ou menos assim:
Primeiramente aquece-se uma caldeira com água, essa água será transformada em vapor, cuja a força irá movimentar as pás de uma turbina que por sua vez movimentará um gerador.
Uma maneira de se aquecer o caldeirão é através da queima de combustíveis fósseis). Após a queima eles são soltos na atmosfera causando grandes impactos ambientais.
Usina Nuclear é um tipo de usina termoelétrica.Uma outra maneira de aquecimento é utilizando a energia nuclear, através de reações nucleares como a quebra (fissão) do urânio.
Após o vapor ter movimentado as turbinas ele é enviado a um condensador para ser resfriado e transfomado em água líquida para ser reenviado ao caldeirão novamente, para um novo ciclo. Esse vapor pode ser resfriado utilizando água de um rio, um lago ou um mar, mas causa danos ecológicos devido ao aquecimento da água e consequentemente uma diminuição do oxigênio. Outra maneira de resfriar esse vapor é utilizando água armazenada em torres, por sua vez esta água é enviada em forma de vapor a atmosfera, alterando o regime de chuvas.
O maior problema dessas usinas é a grande contribuição que elas tem com o aquecimento global, por meio do efeito estufa e das chuvas ácidas, devido a queima dos combustíveis.
Porém essas usinas também tem suas vantagens, elas podem ser construídas próximas a centros urbanos, diminuindo as linhas de transmissões e desperdiçando menos energia.

Byanca Figueredo
Fonte : http://www.infoescola.com/fisica/usina-termoeletrica/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário