segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Casos particulares

Segundo a lei de conservação de energia a  " Energia não pode ser criada nem destruída. Energia só pode ser transformada."  Mais existem alguns casos que esse lei parece ser violada.

  • Quando um paraquedista salata de um avião durante algum tempo ele cai acelerando intensamente. Ao abrir seu paraquedas, ele sofre forte desaceleração e, depois de algum tempo, passa a descer com velocidade constante. Nessa situação não ocorre perda de energia, visto que há diminuição de energia potencial gravitacional? Realmente parte da energia mecânica do paraquedista é dissipada. No entanto, durante a queda, a resistência do ar provoca o aquecimento da roupa da pessoa que realizou o salto, além de provocar forte ruído. Concluí-se, então, que uma parcela de energia mecânica do paraquedista se transforma em energia térmica e sonora, havendo apenas conversão entre modalidades de energia. 
                            
  • Quando um carro é freado, ele desacelera, diminuindo sua velocidade escalar. Nessa situação não ocorre perda de energia mecânica, visto que há diminuição de energia cinética ? Realmente parte da energia mecânica do veículo é dissipada. No entanto, durante a frenagem, as pastilhas e o disco de freio ficam superaquecidos e muitas vezes, fortes barulhos podem ser ouvidos. Conclui-se que uma parcela da energia térmica e sonora, não havendo qualquer alteração no valor total da energia existente nesse caso.   
                                  

fonte : modulo positivo, cap 10, 1ª série do E.M, volume 3, página 38
Aluna : Jacqueline Oliveira Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário