sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Porque o Bóson de higgs só foi descorberto agora ?

A busca pelo verdadeiro Bóson de Higgs demorou décadas e exigiu a construção de aceleradores de partículas cada vez mais potentes. O Modelo Padrão prevê várias coisas sobre o bóson de Higgs, mas não prevê sua massa. Quanto maior a massa de uma partícula, mais poderoso precisa ser o acelerador para estudá-la.


O CERN começou pesquisando o bóson em seu antigo acelerador LEP, desativado em 2000. Como não obteve sucesso, ficou claro que a partícula tinha massa elevada e exigiria um equipamento mais poderoso que o LEP. Novos experimentos foram feitos no Tevatron, acelerador que funcionou até 2011 no Femilab, nos Estados Unidos.

Tevatron anuncia resultados do Bóson de Higgs


















Os cientistas do Fermilab concluíram que o bóson deveria estar na faixa de 115 a 135 gigaelétron-volt (GeV – como massa e energia estão relacionadas pela equação e=mc², os físicos usam essa unidade de energia para indicar a massa das partículas). O LHC, que entrou em operação regular em 2010, é o mais potente acelerador já construído. Com ele, foi possível detectar o bóson e estimar sua massa entre 125 e 126 GeV, bem no meio da faixa prevista pela equipe do Fermilab.

 
                              Tevatron anuncia resultados do Bóson de Higgs

fonte : http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tevatron-resultados-boson-higgs&id=020115120702
aluna : Jacqueline Oliveira Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário