sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Supercondutividade


Na física podemos encontrar vários tipos de fenômenos os quais possuem importantes funções que de certa forma influenciam na nossa vida, e na forma com que as coisas acontecem. Por isso vou falar um pouco sobre condutividade, que é considerado um dos poucos fenômenos naturais, quem sabe ate o único que consegue reunir virtualmente todas as facetas do desenvolvimento cientifica e tecnológico. 
Ainda não se sabe ao certo todos os mistérios que esse fenômeno possui, e é por isso que passou a ser observada por vários cientistas. Um deles foi o físico holandês Heike kamerlingh Onnes , que através de seus estudos concluiu que com a supercondutividade é possível medir a resistência elétrica do material em função da temperatura. Quando esse decresce, o valor da resistência varia suavemente ate que em determinada temperatura ela cai abruptamente a zero. A temperatura em que isso acorre é conhecida como temperatura critica do material observado, e o material é chamado então de supercondutor. 
O estudo na área de supercondutividade é considerado muito importante para inúmeros setores um exemplo é o setor de transmissão de energia elétrica. Se futuramente isso realmente acontecer tornara a perdas de energia menores. 







Aluna: Isadora Bastos


Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário