terça-feira, 30 de outubro de 2012

Colisões



Em uma partida de sinuca, é muito provável que os jogadores não tenham idéia de que eles estão diante de um excelente laboratório de colisões. Durante a partida, as bolas colidem, trocam energia e alteram o sentido dos seus movimentos obedecendo a leis físicas que os jogadores talvez até já tenham estudado na sua vida escolar, mas nem se lembram delas.


Essas leis são de caráter geral e não se restringem a partida de sinuca: elas são válidas para qualquer tipo de colisão, como por exemplo, uma batida entre carros ou o choque de uma bolinha contra a raquete durante uma partida de tênis.
Durante a colisão, haverá uma troca de energia entre os corpos. Considerando que após o choque os corpos se separam o corpo A irá transferir certa quantidade de energia cinética para o B, e o resultado disso será um corpo A, mais lento e um corpo B mais rápido, ocasionando o afastamento entre os dois corpos.
reprodução
Desse afastamento, podemos tirar a velocidade relativa de afastamento que será a velocidade de B, menos à velocidade de A.

Fonte:http://educacao.uol.com.br/fisica/colisoes-1-choque-entre-dois-corpos-obedecem-leis-fisicas.jhtm
Aluna : Byanca Figueredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário