O Espectro eletromagnético Intervalo que contém todas as radiações eletromagnéticas que vai desde as ondas de radio até os raios gama. As ondas eletromagnéticas geralmente se diferem umas das outras quanto ao valor da frequência e quanto a forma que são produzidas; como por exemplo: os raios ultravioletas emitidos por átomos excitados, possuem frequências superiores ás da região visivel do ser humano. Esses raios são denominados radiação ultravioleta. contém desde as ondas de rádio, as micro-ondas, o infravermelho, a luz visivel, os raios ultravioletas, os raios X, até aos radiação gama.Uma carga em repouso cria à sua volta um campo que se estende até ao infinito. Se esta carga for acelerada haverá uma variação do campo elétrico no tempo, que irá induzir um campo eletromagnético também variável no tempo. Estes campos em conjunto constituem uma onda eletromagnética. Uma onda eletromagnética propaga-se mesmo no vácuo.
De acordo com a frequência e comprimento de onda das ondas eletromagnéticas pode-se definir um aspectro com várias zonas (podendo haver alguma sobreposição entre elas).
Os diversos tipos de ondas eletromagnéticas formam uma faixa de frequências com os respectivos comprimentos de ondas, que caracterizam o espectro eletromagnético.
A figura mostra o espectro eletromagnético e os sentidos inversos do aumento na frequência e do aumento no comprimento de onda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário