quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os radares de trânsito e sua disseminação nas autonomias brasileiras

O que são , pra que servem e como são usados os radares?

É um dispositivo que permite detectar objetos a longas distâncias. Um radar comum é composto por enormes antenas e eletricidade. Eles enviam pulsos eletromagnéticos intermitentes por longas distâncias, e quando há algum objeto que reflita o pulso, (helicópteros, por exemplo), a antena capta a resposta e consegue calcular imediatamente a distância em que estão os objetos.
Radares são muito utilizados também por serviços de previsão meteorológica As massas de ar e os outros elementos do tempo refletem os pulsos eletromagnéticos. Água, gelo e poeira são percebidos pelos radares, que enviam as informações até os computadores dos centros de meteorologia, onde elas são entendidas pelos profissionais da área.

O efeito Doppler nos radares

Quando ouvimos um son com longas distâncias, ouvimos o son de um jeito e quando houvimos a uma distância pequena, de outro. Devido a frequência, ouvimos o son de jeitos diferentes. Com os radares são as mesma coisa, só que em vez de ser pela frequência sonora, é pela frequência das ondas eletromagnéticas. 

Disseminação dos radares de trânsito nas autonomias brasileiras

Os radares de velocidade estão cada vez mais presentes nas estradas do Brasil. Hoje em dia existem muitos modelos de radares, os radares fixos, radares móveis, lombadas eletrônicas, radares em semáforos e etc. Por isso, devemos sempre respeitar os limites de velocidades no trânsito, pois além de garantir a segurança para todos você não corre o risco de multas que podem passar dos R$574,00 e mais 7 pontos na carteira.Os mais comuns nas cidades brasileiras são os fixos, também conhecidos como “pardais”, que ficam acoplados aos postes em vias muito movimentadas ou em que ocorrem muitos acidentes. Por lei, é obrigatório que as vias fiscalizadas possuam sinalização indicando a presença dos sensores de velocidade. Isso evita que os motoristas sejam pegos de surpresa pelos aparelhos.Perto dos “pardais”, sempre podem ser vistas algumas marcações no chão. São os sensores magnéticos que enviam os pulsos até os computadores de medição, em que serão realizados os cálculos que indicam em quais velocidades os motoristas passam pela via.Os três sensores funcionam em conjunto, criando um campo eletromagnético. Como os veículos são compostos por elementos ferromagnéticos, os sensores são afetados por eles.De uma forma geral, a câmera fotográfica de um radar é acionada quando o carro está correndo 30 km/h a mais que o permitido em estradas comuns. Por exemplo, se a velocidade máxima permitida for de 60 km/h, o radar entra em ação em veículos acima de 90 km/h. Nas rodovias expressas, a velocidade excedente pode ser de até 40 km/h. Vale lembrar que esses parâmetros podem variar de acordo com a localidade.
 fontes :


Um comentário:

  1. Autonomias??? o que é isso???

    Não seriam autovias???

    Autovias = vias para veículos automotores.

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