Superlua hoje! Evento está previsto para a 0h35 deste domingo (6), no horário de Brasília.
Porque isso ocorre?
Bem, primeiro é importante saber que uma Lua cheia não é exatamente igual à outra. A órbita da Lua, assim como de todos os outros corpos celestes, não é exatamente um círculo, mas sim uma elipse. Algumas mais, outras menos apresentadas, mas o fato é que a distância da Terra à Lua nunca é sempre a mesma sobre sua órbita. A posição em que a Lua está mais próxima da Terra chama-se perigeu. O oposto, quando a Lua está mais afastada, chama-se apogeu. A diferença entre apogeu e perigeu é de uns 50 mil km. Todas a vezes em que ocorre uma Lua Cheia em um perigeu, ela parece maior e mais brilhante. É isso o que vai acontecer neste fim de semana, a Lua estará cheia exatamente 1 minuto após ter passado pelo seu perigeu e dessa maneira ela parecerá 14% maior e 30% mais brilhante do que todas as outras Luas Cheias do ano.
O termo científico para esse fenômeno é “Lua do perigeu”.
O termo científico para esse fenômeno é “Lua do perigeu”.
Lua Cheia brilhante é clicada próxima a uma mesquita em Amman, na Jordânia, neste sábado (5). Na noite de hoje deve ocorrer o fenômeno chamado 'Superlua', no qual o astro aparecerá 14% maior e 30% mais brilhante do que nas outras Luas Cheias do ano. Evento está previsto para ocorrer às 0h35 deste domingo (6), pelo horário de Brasília (Foto: Ali Jarekji/Reuters)
A Lua Cheia aparece por trás de estátuas da Catedral de Santo Isaac, em São Petersburgo, na Rússia, no início da noite deste sábado (5).(Foto: Dmitry Lovetsky/AP)
Turistas observam a Lua surgir por trás do Templo de Poseidon, no Cabo Sounion, a sudeste de Atenas, na Grécia, neste sábado (5) (Foto: Dimitri Messinis/AP)
Imperdível, ótima oportunidade para tirarmos fotos bonitas e interessantes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário