A indústria automobilística utiliza diversos conceitos da Física na concepção e fabricação de seus veículos. Para isso, muitos engenheiros trabalham no desenvolvimento de tecnologias capazes de tomar os carros cada vez melhores.
Para reduzir a resistência do ar, os protótipos dos automóveis que serão lançados no futuro são testados nos chamados túneis de vento. Esses testes permitem avaliar o quanto o atrito com o ar interfere no desempenho de um carro. Com isso, são realizadas adaptações nos projetos, fazendo com que o resultado final seja um veiculo com um formato aerodinâmico mais adequado e que permite um melhor escoamento do ar.
Pensando agora nas peças internas de um carro, os pistões estão entre os principais componentes de um motor. Eles são cilindros metálicos maciços que oscilam dentro de cilindros ocos. Se essas peças ficassem em contato direto, a fricção entre suas superfícies seria tão intensa que provocaria um aquecimento exagerado no motor. Para evitar que partes do motor derretam (fundam), são usados os chamados óleos lubrificantes. Eles formam uma película protetora que impede o contato direto entre as peças friccionadas.
Fonte: Módulo Positivo, 2012 volume 2
Matéria : Física, página 28
Aluna : Byanca Figueredo
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