domingo, 15 de julho de 2012

Força de Atrito

Dando continuidade a revisão, falaremos um pouco sobre outro tipo de força.

Quando empurramos ou puxamos um corpo qualquer de massa m, percebemos que existe certa dificuldade; e, em alguns casos, percebe-se que o corpo não entra em movimento. Qual a explicação para isso? O que acontece é que toda vez que puxamos ou empurramos um corpo, aparece uma força que é contrária ao movimento. Essa força é chamada de Força de Atrito.

 A Fat é a força natural que atua sobre os corpos quando estes estão em contato com outros corpos e sofrem a ação de uma força que tende a colocá-lo em movimento, e ela é sempre contrária ao movimento ou à idéia de movimento. A força de atrito aparece em razão das irregularidades existentes nas superfícies dos corpos. O atrito depende da força normal entre o objeto e a superfície de apoio; quanto maior for a força normal, maior será a força de atrito.

A equação para determinar a Força de Atrito é:  Fat = μ.N (Onde o μ é o coeficiente de atrito e N representa Newtons).

Existem dois tipos de força de atrito: força de atrito estático e força de atrito cinético.

► Força de Atrito estático: Quando a força de atrito é maior que a força que aplicamos sobre o corpo que queremos trocar de lugar, dessa forma, o corpo não se movimenta. Equação: Fate= μe.N (Onde μe é o coeficiente de atrito estático).

►Força de Atrito cinético: Esse é o atrito que aparece quando os corpos estão em movimento e precisam parar. Essa parada só acontece devido a força de atrito entre os corpos . Equação: Fatc = μc.N (Onde μc é o coeficiente de atrito cinético ).

Por isso, ambos são sempre contrários à tendência de movimento.

Exemplo:

Um bloco de massa 5 kg move-se com velocidade constante de 1,0 m/s, num plano horizontal, sob a ação da força F, constante e horizontal.




Se o coeficiente de atrito entre o bloco e o plano vale 0,20 e a aceleração da gravidade, 10 m/s², então o módulo de F, em newtons vale:

 F=Fat
 F= μ.N
 F= 0,2 . 50
 F= 10 N

Fat= 10 N

http://www.brasilescola.com/fisica/forca-atrito.htm
Módulo Positivo 2 Unidade (pag 31)


                                                                       Jefferson Macêdo Dantas

2 comentários: