Quando empurramos ou puxamos um corpo qualquer de massa m, percebemos que existe certa dificuldade; e, em alguns casos, percebe-se que o corpo não entra
A Fat é a força natural que atua sobre os corpos quando estes estão em contato com outros corpos e sofrem a ação de uma força que tende a colocá-lo em movimento, e ela é sempre contrária ao movimento ou à idéia de movimento. A força de atrito aparece em razão das irregularidades existentes nas superfícies dos corpos. O atrito depende da força normal entre o objeto e a superfície de apoio; quanto maior for a força normal, maior será a força de atrito.
A equação para determinar a Força de Atrito é: Fat = μ.N (Onde o μ é o coeficiente de atrito e N representa Newtons).
Existem dois tipos de força de atrito: força de atrito estático e força de atrito cinético.
► Força de Atrito estático: Quando a força de atrito é maior que a força que aplicamos sobre o corpo que queremos trocar de lugar, dessa forma, o corpo não se movimenta. Equação: Fate= μe.N (Onde μe é o coeficiente de atrito estático).
►Força de Atrito cinético: Esse é o atrito que aparece quando os corpos estão em movimento e precisam parar. Essa parada só acontece devido a força de atrito entre os corpos . Equação: Fatc = μc.N (Onde μc é o coeficiente de atrito cinético ).
Por isso, ambos são sempre contrários à tendência de movimento.
Exemplo:
Um bloco de massa 5 kg move-se com velocidade constante de 1,0 m/s, num plano horizontal, sob a ação da força F, constante e horizontal.
F=Fat
Gostei!
ResponderExcluirObjetivo! Bom resumo, obrigada pela ajuda
ResponderExcluir