O Bóson de Higgs é a única partícula do Modelo Padrão que ainda não foi medida. Por ser uma partícula muito massiva (medidas do Fermilab e CERN sugerem um limite inferior de ~100-150 GeV/c²) são necessárias colisões de altíssima energia para medi-la.
O LHC estaria, a princípio, no regime energético necessário. Medir o Bóson de Higgs não revoluciona a física, pois é algo previsto e razoavelmente aceito, em geral, há bastante tempo. Contudo será importante para confirmar as hipóteses acerca da origem da massa de tudo que conhecemos, o que é um grande passo na nossa compreensão da Natureza.
Em ciência, medir a existência de algo é muito mais simples que provar a não existência de alguma coisa. Não medir o Bóson de Higgs não significa que ele não exista. Pode ser que, apenas, não conseguimos medi-lo ainda. E este enigma pode permanecer nas nossas mentes por muito tempo.
Aluna: Morganna Soares Barretto
Obrigado por citar o blog, porém eu escrevi um texto onde eu detalhei melhor sobre as pesquisas do bóson de higgs: http://physicsact.wordpress.com/2012/08/24/e-o-boson-de-higgs-a-quantas-anda/
ResponderExcluir