quinta-feira, 26 de abril de 2012

Reconhecimento do céu e as constelações

Primeiramente , podemos dizer que constelações são agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Podem ser vistas, numa noite escura, entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação. As constelações nos ajudam a separar o céu em porções menores, mas identificá-las é em geral muito difícil.
Elas surgiram na antiguidade para ajudar a identificar as estações do ano.Temos por exemplo, a constelação do Escorpião é típica do inverno do hemisfério sul, já que em junho ela é visível a noite toda. Já Órion é visível a noite toda em dezembro e, portanto, típica do verão do hemisfério sul. No universo existe 88 constelações oficiais.
  
 
    
 constelação de escorpião                                                          constelação de Órion
 
O reconhecimento do céu foi sendo aprimorado ao longo dos tempos. Desde uma pequena observação simples, até a mais detalhada possivel.Concluindo de maneira facíl, houve uma época em que os desenhos em cartas celestes eram mais marcantes do que as estrelas que os sugeriam, como uma representação pictórica da constelação.Logo depois passou-se a usar alinhamentos mais ou menos arbitrários unindo estrelas brilhantes, sendo uma representação esquemática. Atualmente usa-se regiões da esfera celeste delimitadas por trechos de "paralelos" e "meridianos" celestes .Enfim,todo o céu foi dividido pela IAU (International Astronomical Union) em 88 regiões, tratando-se de uma representação por área do céu. Logo qualquer astro do qual se saiba as coordenadas pode ser classificado numa constelação específica, apenas localizando-o.



           as aréas pontilhadas são as divisões e as linhas amarelas, as constelações.

CURIOSIDADE :Video sobre a constelação de Órion, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=g2qiECAQusg


fontes:


http://astro.if.ufrgs.br/

Um comentário: