terça-feira, 17 de julho de 2012

Força de tração


A palavra tração vem do verbo tracionar, que significar esticar ou puxar. Simplificando o corpo sofre um “puxão”, a força que é aplicada em suas extremidades é chamada de tração.

Em algum momento já vimos um carro rebocar outro fazendo uso de uma corda. Já vimos também, na construção de uma casa, por exemplo, o uso de cordas para elevar uma lata de massa, ou tijolos. 

Nesses dois exemplos vimos o uso de cordas para ligar dois objetos, sendo assim, nesses casos, vimos à aplicação de uma força sobre o outro. Uma corda ou fios são capazes, dentro de seus limites, de suportar forças de tração, isto é, elas resistem a esforços de tração.

Quando puxamos um objeto através de uma corda, estamos na verdade transmitindo força ao longo dessa corda até a extremidade oposta. Podemos dizer que cada pedaço dessa corda sofre uma tração, que pode ser representado por um par de forças iguais e contrárias que atuam no sentido do alongar da corda. Denominamos de tração na corda o módulo dessas forças, que formam um par.

 Fonte : http://www.brasilescola.com/fisica/a-forca-tracao.htm

   Byanca Figueredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário