terça-feira, 24 de julho de 2012

Outros casos (;

  • Corpos ligados por um fio ideal através de polia ideal
Um polia ideal tem a capacidade de mudar a direção do fio e transmitir a força integralmente, sem que se perca nenhuma quantidade de energia.
Decompondo as forças que atuam em cada bloco temos : 



Como as forças Peso e Normal no bloco A se anulam, é fácil verificar que as forças que causam o movimento são a Tração e o Peso do Bloco B. Então o calculo será :

Explicando melhor essa situação temos a equação : T ( tração)= Ma(massa do bloco A) . a(aceleração) representando o bloco A e a equação Pb( peso de B)- T( tração em direção contrária) = Mb(massa de B) . a(aceleração) que anulando T-T , porque são em direções contrárias, formará uma nova equação que é igual : Pb(peso de B) = ( Ma(massa de A) +Mb(massa de B) .a(aceleração). 
Conhecendo a aceleração do sistema podemos clacular a Tensão no fio com a expressão a cima e a expressão T = Ma.a .

  • Corpo preso a uma mola
Dado um bloco, preso a uma mola, como o representado na imagem abaixo:
Decompondo suas forças veremos que a força que age sobre esse bloco são :
Então, conforme a 2ª Lei de Newton:  F= m.a
       
           

Mais como temos uma mola usaremos F=kx, no lugar de F e P=mg,no lugar de P. Como P está em direção oposta ele será representado por -P , depois disso é só substituir os valores dados na questão pelas letras e você chegará ao seu resultado. Caso ela cobre o valor de outro item ela queira saber em vez da força resultante , é só substituir o que ela dá, que você achará mesmo assim . Espero ter ajudado !

aluna : Byanca Figueredo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário