sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Energia potencial Química


Energia química, ou energia potencial química, é a que se obtém a partir das ligações químicas ou da quebra dessas ligações. Há de se considerar que praticamente tudo  que nos rodeia inclusive nosso corpo é formado por ligações químicas. Portanto, a energia química tem um grande leque de possibilidades para ser realizada. É uma das mais importantes para nossa sobrevivência, no sentido de que a energia que obtemos para sobreviver, é obtida por meio da energia química. Mais precisamente, essa energia nos “sustenta” pela alimentação. Isso porque os alimentos têm energia química, que é quebrada quando ingerida, e, assim, nos fornecendo as propriedades que precisamos para sobreviver.

    Como foi dito, a energia química está presente em praticamente tudo a nossa volta. Mas isso não quer dizer que ela esteja ativa o tempo todo. A energia química fica armazenada nessas ligações até que  ocorra esse fenômeno de rompimento. Os exemplos de ocorrência desse fenômeno são bastantes presentes na nossa rotina. Antes mesmo de conhecermos seus efeitos já fazemos o uso dela. Hábitos até inconscientes, como respirar ou nos alimentar, têm o fenômeno da energia química envolvida. A alimentação acontece em busca de obter energia para abastecer o corpo para as atividades que exercemos e para o bom funcionamento dele. Ao consumirmos o alimento, o processo de digestão, especialmente quando o estômago recebe o bolo alimentar  usa o suco gástrico para “dissolver” esse bolo e usa a energia vinda do alimento para nos abastecer. Essa energia se trata de energia química, pois vem do alimento, que tem suas ligações quebradas, e assim libera energia para o corpo. Parte dessa energia vira calor e outra se transforma em proteínas, açucares e outras substâncias que ajudam o corpo a se manter.
 Um dos casos mais importantes de energia química é o ocorrido na fotossíntese. Como sabemos, o processo da fotossíntese é o meio da maioria dos vegetais se alimentar. Além disso, esse processo nos fornece o oxigênio necessário para nossa respiração, além de absorver o gás carbônico que soltamos ao respirar. Essa sucessão de fenômenos acontece por conta da energia química. A planta absorve a luz solar, que em contato com algumas partes da planta provoca reações químicas, liberando energia. Essa energia é absorvida pela planta e serve de alimento para ela.
Aluna: Byanca Figueredo



Nenhum comentário:

Postar um comentário