quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Lâmpadas fluorescentes e incandescentes

Uma curiosidade que a maioria das pessoas tem é de saber a diferença entre as lampadas fluorescentes e incadescentes, porisso resolvi esclarecer melhor aqui em nosso blog !
As  lâmpadas fluorescentes funcionam de modo semelhante aos tubos de descarga de gás néon, possuem um par de elétrodos em cada extremo. O tubo de vidro é coberto com um material à base de fósforo, este, quando excitado com radiação ultravioleta gerada pela ionização dos gases produz luz visível. Internamente são carregadas com gases inertes a baixa pressão, as mais comuns utilizam o árgon. Além da cobertura de fósforo, existem eletrodos em forma de filamentos nas suas extremidades. Sua função é pré-aquecer seu interior para reduzir a tensão eletrica necessária à ionização, dando a partida no processo de bombardeamento por Iões (português europeu) ou íons (português brasileiro) positivos dos gases no interior do tubo.
                                      
Já as  lâmpadas incandescentes ou lâmpadas eléctricas é um dispositivo eléctrico que transforma energia eléctrica em energia luminosa e energia térmica.Hoje em dia os filamentos são, geralmente, feitos de tungstênio, metal que só derrete quando submetido a temperatura altíssima.

                                     

Em suma, as lampadas incandecentes perdem calor com mais facilidade, enquanto as fluorescentes armazenam calor de forma mais econômica, não transformando a energia elétrica  em energia térmica ao contrário da incandescente.
                                    
Quanto, a melhor das duas , ao contrário do que comumente se afirma, as fluorescentes não representam uma grande economia de energia e durabilidade, exceto nos casos de uso continuado por longos períodos, típicos de instalações comerciais e industriais, repartições públicas, escolas, etc. Se submetidas a constantes operações liga-desliga, comuns nas residências, a sua vida útil pode reduzir-se quase à das incandescentes.Apesar do preço ser muito diferente, até 10 vezes mais, vale mais a pena comprar lampadas fluorescentes, pois quando bem utilizadas, possuem vida útil maior.

Aluna : Jacqueline Oliveira Freitas



Nenhum comentário:

Postar um comentário