quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Modalidades de energia


Boa noite galera, bem, acho que começamos falando sobre energia e tudo mais, mas esquecemos de listar os tipos de energia existentes, por isso resolvi falar um pouquinho sobre isso.

 Na natureza encontramos energia sob diversas formas. Às vezes quando falamos em energia, o tipo que nos vem logo à mente é a energia elétrica em razão de sua grande utilização. No grande universo que nos cerca, diversas são as modalidade de energia e exemplos destas são: mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear e etc. 

Mas o que é energia? Uma definição física diz: energia é a capacidade de realizar trabalho que pode ser complementada com a interpretação das transformações que ocorrem em nosso universo. 

Energia Mecânica 

A energia mecânica pode ser interpretada como a soma da energia cinética e potencial que um determinado corpo possui. 
A energia cinética de um corpo está associada ao movimento que ele possui; já a energia potencial está associada à posição de um corpo com relação a um determinado referencial. 

Energia Térmica 

Toda matéria é constituída por moléculas e essas, por sua vez, são constituídas por átomos. O grau de agitação que essas moléculas possuem em um determinado corpo é responsável pela energia térmica. 

Energia Sonora 

O som se propaga através de ondas em razão das vibrações impostas ao ar ou a um meio material em face de um dispositivo (cordas vocais, alto-falantes...). 

Energia Elétrica 

A diferença de potencial entre dois pontos que permite a passagem de corrente elétrica é responsável pela energia elétrica. 

Energia Eólica 

Os ventos são responsáveis pela energia eólica. 

Energia Solar 

Em razão das reações nucleares no Sol, grandes quantidades de energia são liberadas, que são denominadas de energia solar. 

Energia Luminosa 

É a forma de energia que está associada à radiação eletromagnética. 

Energia Nuclear 

São as energias provindas do núcleo atômico em virtude dos processos de fissão e/ou fusão. 

Aluno: Jefferson Macêdo Dantas
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/as-modalidades-energia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário