quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Transformação de energias

A principal característica da energia é sua conservação. Ela não pode ser criada, não pode ser destruída, só pode ser transformada. Sempre que uma quantidade de energia é necessária para alguma atividade, essa energia deve ser obtida por meio de transformações, a partir de outra forma já existente.

A energia pode assumir diferentes formas: elétrica, química, nuclear, térmica, luminosa, cinética. Quando ocorrem fenômenos no universo, seja a fissão de um núcleo atômico, a emissão de luz por uma estrela, a queda de uma pedra na gravidade terrestre, ou o funcionamento de um motor de carro, alguma transformação de energia também acontece.


Existem diversos tipos de energia e essas formas de energia podem ser convertidas uma nas outras:

   Energia elétrica em térmica: quando usamos o chuveiro elétrico, água é aquecida, ou quando usamos o ferro elétrico ou no uso de aquecedores.


 Energia elétrica em luminosa: quando acendemos uma lâmpada ou quem sabe a luz que está sendo refletida aí na tela do seu computador.


 Energia química em mecânica: esta transformação é vista quando corremos ou andamos ou qualquer contração muscular.


Energia química em elétrica: acontece quando por exemplo acionamos a bateria de uma carro, ou o que acontece com o peixe poraquê (Electrophorus electricus), este peixe pode emitir até 200 volts de energia elétrica.


 Energia cinética em elétrica: na queda d’água a energia faz girar as turbinas nas usinas hidrelétricas.  


 Energia solar em elétrica: é o que acontece através de placas, células fotovoltaicas, que captam essa energia transformando-a em eletricidade.


Percebemos que a energia nas mais diversa formas, está presente em nosso dia-a-dia, e é toda esta variedade de energia que nos possibilita aproveitarmos a vida de uma maneira mais diversificada. E viva a energia!

Espero ter ajudado, beeeeijos (:

Aluna: Morganna Soares Barretto
Fontes: http://www.marquecomx.com.br/2010/12/o-que-seria-do-homem-sem-energia-e-suas.html
http://www.vanialima.blog.br/2012/04/energia-potencial-e-cinetica.html

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=6&id_subtema=9

Nenhum comentário:

Postar um comentário