segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O que é trabalho ?

 No cotidiano, a palavra trabalho é muito empregada, mais na física ela tem um significado diferente do que estamos acostumados a ouvir.
Trabalho é uma palavra que possui várias definições, mais na física essa palavra é empregada quando há a aplicação de uma força e um deslocamento do ponto de aplicação dessa força, podendo-se dizer que houve uma realização de trabalho.
Pra realizar-se um trabalho, existe a necessidade de um deslocamento. Caso algum objeto esteja sob a ação de uma força, mas em repouso, não haverá a realização de trabalho. As forças que atuam sobre uma pessoa parada segurando uma mala não realizam trabalho, pois não há deslocamento do ponto de aplicação dessas forças.

O que conhecemos atualmente a respeito de trabalho na física é teorizado por diversos cientistas ao longo de muito tempo. Esse termo trabalho representa o resultado de uma construção teórica desenvolvida para calcular quanta energia uma força aplicada em um corpo fornece e ele ou retira dele.

Apesar de trabalho e energia serem grandezas distintas, possui a mesma unidade de medida, que no sistema internacional é o joule(J).

Nenhum comentário:

Postar um comentário