sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Potência Dissipada num resistor

Resistor de resistência R ligado aos terminais de uma bateria
Resistor de resistência R ligado aos terminais de uma bateria


Como mostra a figura acima, um resistor de resistência R é percorrido por uma corrente elétrica (i) quando ligado aos terminais de uma fonte (bateria) de tensão U. Ao percorrer o circuito e chegar até o resistor R, a energia recebida pelas cargas elétricas é transformada em energia térmica no resistor. Isso acontece diariamente quando ligamos o chuveiro elétrico, que possui uma resistência interna.

A corrente elétrica, ao passar pelo resistor, faz com que ele se aqueça, liberando calor. Assim, podemos dizer que quando a energia é transformada em calor, dizemos que ela foi dissipada. Desta forma, também podemos dizer potência dissipada, que nada mais é do que a energia que se transformou em calor por unidade de tempo, assim temos que:


Damos o nome de efeito joule ao aquecimento de um resistor quando ele é percorrido por uma corrente elétrica. Esse nome foi dado em homenagem ao cientista que realizou os estudos quantitativos do calor produzido em um resistor. Ao estudarmos potência produzida por um gerador, vimos que ela pode ser determinada através da seguinte equação:

P = U . i


Essa potência pode ser recebida por um dispositivo qualquer: um resistor, um motor elétrico, etc. Quando ela é recebida por um resistor, podemos expressá-la em função da resistência R do resistor. Lembrando que:

U = R . i ou i = U/R

Percebemos que isso pode ser feito de dois modos:

P=U .i    ⇒   P=(R .i).i    ⇒   P=R .i2

ou



Aluna: Morganna Soares Barretto





Nenhum comentário:

Postar um comentário