sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Potência Elétrica

Boa noite, agora vou falar para vocês um pouco sobre Potência Elétrica.

Potência elétrica é uma grandeza que mede a rapidez com que a energia elétrica é transformada em outra forma de energia.

Define-se potência elétrica como a razão entre a energia elétrica transformada e o intervalo de tempo dessa transformação. Observe o quadro abaixo:

Considere Eel como a energia elétrica cedida por um gerador ou consumida por um resistor ou receptor, em um intervalo de tempo ∆t.

reprodução    



A potência elétrica de qualquer aparelho elétrico pode ser calculada através dos valores de tensão elétrica e corrente elétrica, pois o produto da tensão elétrica no aparelho pela intensidade da corrente elétrica que o atravessa é igual à potência elétrica desse aparelho. 

Portanto:

 


Em que u é a tensão elétrica instantânea e i é a corrente elétrica instantânea. O instante considerado é o mesmo para as três grandezas. A unidade desta grandeza é o Watt (W).

Lei de Ohm: A voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, matematicamente fica escrita do seguinte modo:

V = R.i

Onde: 

• V é a diferença de potencial, cuja unidade é o Volts (V); 
• i é a corrente elétrica, cuja unidade é o Àmpere (A); 
• R é a resistência elétrica, cuja unidade é o Ohm (Ω).


Jefferson Dantas




Nenhum comentário:

Postar um comentário